sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reunião de Pais

 Reunião de Pais 
(I Samuel 2.18-26)

 O melhor exemplo de mãe que vejo na bíblia é ANA, por ter tantas lições que podemos aprender com essa mulher tão especial:
1º Ela não se conformou em ser "mãe" dos filhos de Penina,(I Sm.1.9-11) mesmo tendo um marido que a amava mais que a outra esposa ela desejava ser MÃE de seu próprio filho.E nos dias de hj quantas mães se conformam com a situação e desistem de lutar pelos seus filhos, acabam deixando que as drogas,as más amizades,as más atitudes...tomem conta de vez de seus filhos.O segredo de Ana foi NÃO DESISTIR , ela perseverou ,orou, clamou,chorou...Mas no final foi vitoriosa!  
2º Ana entregou seu filho Samuel para viver no templo,(I Sm. 1.24-27)Ana não só estava cumprindo o seu voto mas tb nos ensinando que devemos levar nosso filhos para o templo (cultos,EBD,EBF,ensaios,e isso a partir do momento que a criança fica mais independente da mãe)Ana pode contemplar as maravilhas de Deus na vida de seu filho Samuel, ele foi o único a exercer as funções de Sacerdote,Profeta e Juiz.O que isso quer dizer? É simples: todos  os esforços de Ana foram recompensado pelo Senhor toda a sua dedicação,seu amor, seu cuidado para que seu filho cresce-se na presença do Senhor!


3ºAna não deixou a Educação,os investimentos,nas costas do Sacerdote Eli, (I Sm. 2.19) de ano em ano Ana subia a Siló para sacrificar e trazia consigo uma TÚNICA NOVA para Samuel ,Ana entregou seu filho para viver com Sacerdote Eli no templo mas não deixou os gastos por conta dele Ana INVESTIU no seu filho .E hj quantas mães se quer pagam uma revista de EBD pra seu filho usar na sala de aula ,ou uma bíblia de estudo,literaturas evangélicas pra Crianças ,sempre exite algo de maior importância, mas isso não deve ser assim.
Se nós mães quisermos ver o Senhor abençoar nossos filhos, usa-los na sua obra e ver eles crescer e permanecer na presença do Senhor precisamos sem perca de tempo sermos como Ana .

Façamos nossa parte que o Senhor se encarrega da Dele!!!   FLOQUINHOS DE CARINHO
Havia uma aldeia onde o dinheiro não entrava.
Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a AMIZADE.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu CARINHO.
O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas oferecessem floquinhos de algodão sem querer nada em troca, pois sabiam que nunca ficariam sem floquinhos.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo temo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR umas as outras na rua. Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, então procurou a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão: pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: Obrigado por receber meu carinho.
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... mais outro... e outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.


Queridos pais,


Aceitem meu floquinho como prova do meu carinho, pois é assim que pretendo conduzir meu trabalho neste ano de 2012
Quero partilhar com vocês a alegria de conviver e de educar “nossos” pequeninos, com toda dedicação e prazer!
Um abraço cheio de carinho,


Dinamicas Para Reuniões de Pais
1- entregar para cada pais uma folha de revista, pedir para que eles amassem a folha e entreguem a professora(vc), um de cada vez.....mas ao amassar dizer uma coisa que não gosta no filho, alguma coisa que o filho faça que os pais não gostem.....depois entregam a folha amassada a professora (vc). Esta vai pegando todas as folhas e formando uma bola com elas......e vai ouvindo.......ao terminar a professora comenta que cada filho é diferente e tem alguma coisa, pelo menos uma coisa, que os pais não gostam, imagina a professora que tem todos os alunos, todos com suas diferenças e defeitos, manias.....e ela(prof.) tem que saber lidar com todos, e tb com os pais.....olha só como é difícil, para isso terá que ter o apoio destes pais, que são os que mais conhecem seus filhos, suas qualidades e defeitos......(mais ou menos isso, pode continuar falando mais coisas se quiser...)


2- entregar uma folha de sulfite para cada pais, pedir que façam um desenho e
pintem......não explicar mais nada, dar o lápis de cor para pintura tb, colocar uma musica de fundo, suave, dar um tempo para a finalização. Após desenharem e pintarem, irem entregando a professora(vc), esta pega as folhas mas não olha nem comenta.....após recolher todas as folhas, junte todas, rasgue e jogue na lata de lixo. Aí questiona os pais o que sentiram ao ter sua folha rasgada e jogada no lixo.....irão falar muitas coisas.....aí a professora coloca que é o mesmo sentimento que o aluno(filhos deles) sentem quando chegam da escola contente pra contar o que aconteceu ou então trazendo os trabalhinhos feitos em aula e os pais deixam pra ver ou ouvir depois.....é como jogar no lixo.....( e aí vai falando...)

3- Jogo das bexigas
Distribua entre os pais uma bexiga para cada um. Cada qual deverá encher a sua bexiga.
Em seguida pedir para que todos fiquem de pé e que formem um grande círculo. Cada um deverá manter-se em movimento, andando pelo espaço feito pelo círculo não devendo se afastar do grupo. Deverá manter sua bexiga no ar dando tapinhas. Não poderá deixa-la cair no chão. Caso isso aconteça, deverá pegá-la e colocá-la novamente no ar.
O Professor já deve deixar combinado antes do jogo começar que irá tocar nas costas dos participantes e que esse ao ser tocado, deverá se afastar do grupo deixando a bexiga.
Com isso, ficarão cada vez mais bexigas e cada vez menos participantes, e os que continuarem no jogo, deverão se esforçar ao máximo para manter todas as bexigas no ar.
Vai chegar um determinado momento que isso não será mais possível por mais que os participantes que restaram, se esforcem.
Objetivo da dinâmica: A importância do dividir tarefas. Se cada um fizer a sua parte, ninguém fica sobre carregado. Mostrar a importância da participação dos pais no processo ensino-aprendizagem do seu filho.



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