sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Carnaval

Olá Crianças!

O carnaval está chegando e com ele as pesquisas escolares. Encontramos muitas coisas na internet: sua origem, o carnaval brasileiro e as mudanças que ocorreram com o tempo até chegar ao modelo atual.

Existem vários estudos sobre a origem dessa festa popular. Embora existam diferentes opiniões, entre os historiadores, sobre como tudo começou, a maioria das pesquisas concorda que o carnaval é uma festa muito antiga, antes mesmo de Jesus nascer e que sempre aconteceu em países católicos.

Nos tempos antigos as pessoas gostavam de comemorar, com grandes festas, os acontecimentos que marcavam suas vidas. Os fenômenos da natureza, mudanças das estações do ano, colheitas e homenagens aos deuses, tudo era motivo de festa. Muitos povos não conheciam ao Deus verdadeiro e até hoje muitos ainda não o conhecem, por isso cultuam falsos deuses. Naquele tempo, homens, mulheres e crianças pintavam seus corpos, usavam máscaras e saiam pelas ruas cantando e dançando, pensando que assim espantariam os demônios da má colheita.

Alguns dizem que a palavra carnaval é italiana “carnevale”, que quer dizer “adeus à carne”. Outros dizem que é uma expressão latina “carnelevamen”, ou seja, “prazeres da carne”.

Muito antes de o Brasil ser descoberto, o carnaval já existia na Europa, especialmente em Veneza, Paris, Munique e Roma. Era uma grande festa onde todos podiam participar de bailes de máscaras, usarem fantasias, desfilar pelas ruas e era também uma manifestação folclórica, essa festa influenciou o carnaval brasileiro.

No Brasil o carnaval chegou através dos portugueses no século XVII. A brincadeira se chamava “entrudo”, que quer dizer, “entrada”. Era uma festa onde as pessoas jogavam água umas nas outras e nas pessoas que passavam na rua. Também jogavam laranjas, água com limão, vinagre, groselha, farinha, polvilho e até outros líquidos mal cheirosos. Depois começaram as batalhas de confetes e serpentinas, tudo isso com muita correria e gargalhada. A elite que não queria participar dessa lambança, fazia suas festas em salões. A brincadeira começou a ficar violenta e foi expressamente proibida no Rio de Janeiro, porém na cidade de Recife, ainda resiste com o nome de Mela-mela.

Foi no século XX que começou o carnaval com desfiles nas ruas, blocos carnavalescos, carros alegóricos, marchinhas e samba enredo. A primeira escola de samba nasceu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa falar”. Em 1935 começou então o concurso, uma disputa entre escolas de samba. Além de outras influencias do carnaval europeu, foram incorporados personagens como: Rei Momo, o pierrô e a colombina.

O carnaval é definido como uma festa popular onde se comemora a liberdade. Com este pretexto é permitido deixar, durante os quatro dias de carnaval, os princípios e os valores morais e éticas, que aprendemos desde a infância e passa a ser permitido o escandaloso, o imoral. A televisão sem censura, incentiva a imoralidade. Nessa época cresce a violência, o uso de drogas e bebidas alcoólicas que gera os dependentes.

Nós cristãos, temos muitos motivos para não comemorarmos o carnaval e entendemos que esta é uma festa que não agrada o coração de Deus.

Vamos aos motivos:

- O carnaval é dedicado ao Rei Momo, quando a chave da cidade é entregue a ele simbolicamente se torna o dono da cidade pelos dias da festa. Sabe quem é ele?

Momo é um personagem da mitologia grega – Filho do sono e da noite, deus da zombaria, do sarcasmo, da galhofa, do delírio, da ofensa. Então reflita: Acha possível que Jesus, o Príncipe da Paz, entregaria a chave da nossa cidade ao deus Momo?

- “Fujam da imoralidade sexual... usem o seu corpo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 6.18.20)

- Temos muitos motivos para nos alegrar, todos os dias das nossas vidas. A nossa alegria vem de Deus, alegria de servirmos a um Deus vivo, justo, cheio de amor. A Bíblia diz: “os loucos zombam do pecado” Provérbios 14.9. O carnaval é simplesmente uma festa que ofende a santidade de Deus.

- “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne” Gálatas 5.13.

Querida criança, nós temos uma mente muito criativa de natureza, portanto precisamos ficar muito atentos para não gastarmos nosso tempo com aquilo que não nos edifica. Precisamos entender que aquilo em que pensamos influencia totalmente as nossas vidas, como disse Salomão: “Como ele pensa consigo mesmo, assim é” (Provérbios 23.7). Isso quer dizer que nos transformamos naquilo em que pensamos. Puxa, isso é assustador não é?

Então sobre o que devemos pensar? Devemos pensar em coisas boas, coisas bonitas, procurar ver as coisas como Deus as vê. Não deixe os pensamentos ruins ocuparem sua mente, pense nas grandes obras de Deus. Pensar em coisas verdadeiras, nas promessas de Deus, na sua palavra nos garante uma mente sadia.

Um versículo para você meditar:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” Filipenses 4.8.
Fonte: diantedotrono.com.br


    O Carnaval ____ Estudo para Crianças

Base Bíblica: Gálatas 5:19 ao 22 – Romanos 8: 5-8

Versículo para memorizar: "Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus". Romanos 8:8

Objetivos: Que a criança...
• Conheça a origem pagã do carnaval.
• Discirna as obras da carne e aprenda a rejeitá-las da sua vida.
• Desenvolva um coração puro e desejoso de desenvolver os frutos do Espírito.

Quebra gelo: Corrida de Jornais
A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).

Ministração
: Carnaval

Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa)... Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano, a festa do Natal...
E o que tem nas festas? (deixe as crianças falar)
As festas são algo muito divertido, quem gosta de ir numa festa de aniversário bem linda!!!
Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês sabem de alguma?
Vocês sabem que festa tem agora nestes dias?
É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.
Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval? Lembra carne não é mesmo?

Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim:
Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia a estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Dai a palavra Carnaval.
O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é conhecido no mundo todo como o pais do Carnaval, o pais em que se pode fazer tudo da carne.
Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas.
Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.
A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, ...embriaguez, orgias... quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito Gálatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria... "
A carne sempre luta contra o espírito. Por isso precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne (que é como um bichinho que come o fruto do espírito) murche ou diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.

Vejamos em Romanos 8:5-8
“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita
à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5-8

A verdadeira alegria é Jesus!

Hora de Conversar:
• Você se sente completo e alegre com Jesus? Ou precisa de alguma coisa externa para se alegrar? (Líder veja se alguma criança que não recebeu a Jesus ou que passa por um período de tristeza ou mornidão espiritual. Ore com cada uma)
• Qual fruto do Espírito precisa desenvolver mais? Porque?
• Tem alguma obra da carne que precise abandonar a partir de hoje? Qual? (Depois de falar, leve as crianças ao arrependimento)
• Vamos orar pelas milhares de crianças da nossa cidade e Brasil, para que neste carnaval o Senhor as guarde e possam conhecê-lo. (oremos intercedendo)

Atividades: Preencher e colorir a folhinha.


2 comentários:

  1. Eu sou catequista e sinceramente não concordo com a dureza com que apresentamos as coisas para as crianças, entrei no site pra encontrar algumas musiquinhas que pudesse animar as crianças neste carnaval e o que vejo e a apresentação ás crianças de que quem pula carnaval, quem gosta de brincar o carnaval é pecador, Deus abomina... ora, penso que devemos passar para as crianças que a maldade está no coração de quem as pratica, já fiz várias festinhas com musicas catolicas, evangelicas que animaram o carnaval das crisnças, ninguem bebeu, ninguem usou droga, ninguem fez orgias, as crianças so brincavam uma com as outras como numa festa de aniversário, numa formatura, nu baile do jardim de infancia..enfim, onde está o pecado ... sempre mostrei pras crianças que tudo que o mundo oferece a igreja também pode oferecer com a mesma alegria, que Jesus quer ver as crianças alegres brincando, não fechadas em suas casas sem saber partilhar as alegrias com seus irmãos. Todas as festas , seja ela religiosa ou não ( Pascoa, natal, ano novo )... tem pessoa que bebem, briga, e até matam por isso vamos dizer que quem participa destas festas estão pecando ...Incutir isto nas crianças e começar desde cedo formando um ser humano preconceituoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida acredito que vc não compreendeu a proposta do trabalho...
      E ainda me desculpe...
      Mas não dá pra comparar festa de carnaval com essas que vc expôs. .. Não se tratam da mesma coisa ...
      Aqui falo de idolatria algo que Deus abomina... E não de preconceito e nem de críticas. ..
      Apenas para que entendam o real significado que é adorar os desejos da CARNE... e se conhece a palavra então sabe que aqueles que vivem na carne não vivem no espírito. .. Àqueles que adoram os swus desejos carnais ....não adoram a Deus.. Pois não podemos servir a dois senhores ... Como vê é um ensino para ensina los a VERDADE. ..e não inventar um tipo de carnaval inocente.. Carnaval é Carnaval. .. E cristão não participa. ..
      Agora tenho um programa maravilho que é encontro de personagens bíblicos. . muito legAl as crianças se vestem como personagens biblicos e nesse programa ensinamos a importância e consequências de nossas escolhas.. Tudo me Licíto mas nem tudo me convém. ..
      Se quiser passo via emai l com muito prazer
      Abraços e agradeço pelo comentário. ..

      Excluir