quinta-feira, 15 de março de 2012

Evangelismo e Discipulado Infantil


      Evangelismo e Discipulado Infantil

Muitas vezes, temos ouvido e acreditamos plenamente na afirmação que a obra de evangelização pertence à igreja local. Sendo assim, podemos também afirmar que a evangelização da criança é também, responsabilidade da igreja local. Já que uma vez o próprio Senhor Jesus disse: ”Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15). A criança é também criatura de Deus e não é possível obedecer ao Seu mandamento sem incluir as crianças.
Entretanto, obedecer a este mandamento, visando à realidade nos dias atuais esta cada vez mais difícil, se observarmos com atenção veremos que o evangelismo se tornou “função” somente do departamento de missões de nossas igrejas, e as desculpas mais comuns de muitos são: “eu não tenho tempo...”,” eu não tenho quem me ajude...”,” eu não tenho condições financeiras...”,” o meu pastor não me apóia...”, ”eu não sei como fazer...” Enquanto cada um de nós não entendermos que somos a IGREJA do Senhor, e como tal, temos a responsabilidade de evangelizar a TODA CRIATURA, essa realidade não irá mudar.
O Senhor nos chamou, nos capacitou, e agora nos envia para uma grande obra (Mt. 10. 1-5).                                                                                                   
                                  
       Evangelizar é a nossa missão
Evangelizar é sair de nosso conforto e ir em busca de almas. E, para que isso se torne uma realidade em nossas igrejas e, no nosso dia a dia, podemos buscar novas ESTRATÉGIAS:
Classe de Boas Novas: Um LAR cristão abre suas portas para a realização de uma Classe de Boas Novas (um núcleo bíblico destinado às crianças da vizinhança). Esta classe realiza-se no sábado ou domingo à tarde. Podendo ser um trabalho definitivo, ou pode-se combinar com algumas famílias da igreja da seguinte maneira:
·         Durante 4 ou 5 sábados em um único LAR;
·         Cada sábado será escalado uma família ou um LAR para a realização deste trabalho;
 Recreação e evangelismo: Escolha um local apropriado, nos finais de semana, pode ser na escola publica, na rua, numa garagem aberta, num parque, ou seja, qualquer lugar que tenha espaço adequado onde poderá ser realizado este trabalho:
·         Reúna algumas pessoas disposta para este trabalho;
·         Escolha o local, e então, poderá decidir quais brincadeiras poderá realizar: (jogo de vôlei, futebol, gincanas, campeonatos, queimadas, taco), qualquer brincadeira que você poderá reunir crianças de varias idades;
·         Divulgue entre as crianças da igreja ou conhecidas suas, Dia, Local e Horário, pois elas se encarregarão de levar novas crianças para brincar;
·         Prepare uma programação que deve ser bem simples:
RECEPÇÃO- (organize as crianças em círculo, ou sentadas) cantar corinhos bem alegres.
BRINCADEIRAS-(que já foi previamente escolhida)
ESTUDO BIBLICO - mensagem de salvação sempre e não pode ser demorado (Zaquel, a mulher Samaritana, a saída do povo Hebreu do Egito, etc...).
CONVITE A SALVAÇÃO - de forma simples e clara
ENCERRAMENTO - Oração, Aviso do próximo encontro.
Culto Missionário: E semelhante à recreação, porem realizado dentro do templo após o momento de evangelismo:
·         As crianças e a Equipe se reunirão para saírem pra rua evangelizando, por um período de mais ou menos 1 hora (às 13h todos se reunirão na igreja, onde, a Responsável passara as devidas instruções pra as crianças, faze-se um momento de oração, e todos saem pra rua entregando panfletos e convites para o culto, O OBJETIVO E TRAZER ESSAS CRIANÇAS QUE ESTÃO PELA RUA PARA VIREM A IGREJA);
·         Ao retornarem, de um espaço de tempo para as crianças irem ao banheiro e beber água;
·         Deixe as cadeiras do templo já arrumadas todas encostadas na parede de forma o espaço do meio fique livre, assim você terá um espaço maior para as brincadeiras.
Seguindo a seguinte programação:
RECEPÇÃO - cantar corinhos ou hinos bem animados (não é o grupo de crianças e sim as tias da equipe);” Boa tarde com Alegria... Deus é bom pra mim... louvores eu canto do meu coração... Por dentro fora alto e baixo...”.
BRINCADEIRAS - neste caso as brincadeiras deverão ser direcionadas de acordo com o ensinamento do dia, (Páscoa = verdade ou mentira/ Escolhendo o que é certo = Eleição/Obediência = vivo ou morto, O Senhor mandou dizer... Diga Senhor que eu faço/Ouvindo a voz de Deus = Barreira de som, Comando de valer 1, 2, 3,4).
ESTUDO BIBLICO – Neste trabalho o estudo pode ser de acordo com uma data comemorativa, ou um tema especifico claro que sempre devera ser um trabalho voltado par ganhar as crianças para Cristo.
PEQUENOS GRUPOS – 1º GRUPO   até 5 anos __ Tia A
                                     2º GRUPO   de 6 até 9 anos_ Tia B
                                                3º GRUPO  acima de 10 anos_ Tia C
(Momento de ouvir e tirar duvidas, reforço da mensagem, e Fazer o convite da Salvação). Este é o melhor momento do culto é onde Deus fala mais no profundo com cada criança, pois ele é realizado de acordo com cada idade, por isso é tão eficiente.
ENCERRAMENTO – Juntam-se todas as crianças novamente:
·         Oração para aqueles que receberam Jesus;
·         Faça um cadastro das crianças que receberam Jesus, contendo NOME da criança, NOME dos pais, ENDEREÇO pra visitas posteriores;
·         Convites para EBD;
·         Oração para Agradecer;
·         Louvor Final/Frase de Reforço;
EBF, Piqueniques, Festinhas na casa de uma criança, Culto ao ar livre com crianças;

OBS: Estes trabalhos serão realizados ANTES-DURANTE E DEPOIS;
          Em todos os trabalhos deve ser feito um cadastro das crianças que receberam a Jesus;
          Pra depois serem realizadas as visitas nos lares dessas crianças, e assim poderá ser dada uma continuidade no trabalho de Evangelismo, iniciando então o discipulado infantil.
        

       Discipulado Infantil é regar e cuidar das sementes que foram plantadas
Não adianta realizar trabalhos, cultos ou festas maravilhosas cheias de crianças se as mesmas não permanecerem congregando. É como sementes lançadas ao vento. Semente para dar frutos é necessário que sejam plantadas e não lançadas. É depois de plantar é preciso regar, limpar os canteiros e ficar de olho para que as aves não venham devorar essas pequenas sementes. Só assim elas irão crescer e se tornar grandes árvores que darão muitos frutos... VALE A PENA TANTO TRABALHO!!!
Por isso é importante que haja uma união entre lideres infantil, pastores, e lideres de missão.  
Faça visita na semana seguinte para aquelas crianças que não foram na EBD e nem nos Cultos. A primeira visita faça com algumas crianças e equipe, na próxima visita, seria interessante a presença do líder de missão ou do pastor, para que assim a família da criança já comece a conhecer as pessoas que estão próximas à mesma conquistando assim um elo de amizade e consequentemente uma porta aberta para a pregação do Evangelho.
O ideal é que haja pais e mães espirituais para essas crianças que receberam Jesus como seu Salvador, distribua entre a sua equipe ou pessoas da igreja, que podem auxiliar neste processo de Discipulado, a responsabilidade de ajudar essas crianças a continuarem freqüentando a igreja.
 Dê preferência, para que elas venham para a EBD, Culto infantil, entre outros trabalhos realizados especialmente para ensinar à criança a palavra de Deus. Só mais tarde comece a trazer esta criança para os cultos à noite, envolvendo-a em peças, jograis e teatros... Envie convites para os pais assistirem a “apresentação” do filho (a) no culto á noite. O restante é obra do Espírito Santo...

                                                                                                           Tia Ci

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário