NOÇÕES DE PSICOLOGIA DENTRO
DE CADA FAIXA-ETÁRIA
Para ensinar
crianças com eficiência e sucesso, o professor precisa conhecer as características,
necessidades e interesses peculiares a cada faixa-etária. Ex.: O profeta Eliseu
para ressuscitar um rapazinho desceu ao seu nível adaptando-se às suas medidas
e dimensões, por certos pormenores como boca, olhos, mãos e corpo. Vejamos ai
uma grande lição espiritual para ganharmos a infância para Jesus (Ver II Rs 4:
33,34). A Psicologia Educacional estuda as leis que governam o crescimento,
desenvolvimento e comportamento do indivíduo. Estudaremos de forma resumida as
características, as tendências, aspirações, predileções e interesse de cada
grupo de idade até os juniores, e com isso também as necessidades de cada um
deles, no seu relacionamento com o aprendizado. A divisão em grupo, que se
segue, não significa precisamente a divisão psicológica, uma vez que inúmeros educandos, ou melhor cada pessoa
tem diferenças psíquicas. Além disso todos nós, sem exceção, somos imperfeitos,
tudo sendo efeito do pecado. Mas contudo vejamos o que existe de comum em cada
faixa de idade.
BERÇÁRIO E
JARDIM DE INFÂNCIA (01-05 anos).
QUANTO AO
DESENVOLVIMENTO
A - FÍSICO
- Rápido crescimento, inquietação, movimento, sentimento de dependência. As
quatros principais atividades da criança nessa idade são: Comer, dormir,
brincar e perguntar. Os sentidos físicos funcionam com toda carga. Eles são
nessa época de suprema importância na aprendizagem. O ensino ilustrado é de
toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de (trabalho)
barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão rimas e
movimentos ritmados nos hinos, poesias e exercício de expressão agradam e
impressionam o sistema nervoso e este transforma as sensações em movimento. Uma
criança vive pelo sentimento, por isso fica quieta apenas por alguns instantes.
B - MENTAL
- Aprendizagem pelos sentidos, curiosidade. Imaginação. Credulidade. A alma da
criança é como massa de modelar, a forma que se der essa fica, o que for
ensinado é aceito e crido sem discussão, o que não se dá com jovens e adultos.
A visão é por mais ativa e a criança aprende mais pela visão do que por
qualquer outro sentido. Há muita curiosidade. Muita criança tem adoecido pela
curiosidade em experimentar coisas desconhecidas. Animais pequenos correm
perigo perto de mãos infantis, vítimas de sua curiosidade... A imaginação é por
demais fértil. Nesta idade a criança não distingue entre o real e o imaginário.
É tanto, que flores, animais e figuras falam como se fossem gente. Devido a
essa forte imaginação, elas inventam histórias as mais incríveis, sendo por
isso tidas por mentirosas. Quanto à curiosidade, a criança normal parece mais
um ponto de interrogação! Seu período de atenção não vai além de 3 minutos.
C - SOCIAL
A criança até os 5 anos é notadamente egoísta,
vendo com isso a imitação. Ela é o centro do seu próprio mundo. Só pensa em
termos de “eu”, tudo é meu. Se vai a uma loja de brinquedos quer tudo.
Se vê outras crianças brincando quer tomar seus brinquedos. As vezes nem quer
uma coisa mais não dar para ninguém. É teimosa e quer fazer aquilo que lhe vem
à mente. São afetuosas. Gostam de música, canto. Sua tendência para imitar os
outros influi no caráter, assim como a curiosidade influi no conhecimento. Essa
é a época áurea da formação dos hábitos como oração, obediência, freqüência aos
cultos, contribuição, reverencia na Casa do Senhor. Toda construção começa pelo
alicerce, e aqui vemos o alicerce da vida. Passada esta fase não volta mais.
D –
ESPIRITUAL
Credulidade e
confiança tranqüila. A vida cristã no lar, num ambiente de oração e fé em Deus,
fará a criança compreender a Deus como Pai nosso. A atividade dos sentidos
ajudá-la-á a aprender as lições da natureza. A criança crê em tudo que lhe é
direto. Deus dever ser apresentado como o Papai do céu.
OS
PRIMÁRIOS (06-08 anos)
Palavra
descritiva da idade:
ATIVIDADE
A – FÍSICO
Ativo e
inquieto, mas melhor controlado. As características são as mesmas da idade de
04-05 anos, com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na
escola pública põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa
a brincar em grupo, o egoísmo está diminuindo. As avalanches de energia
precisam ser despendidas sobre orientação. Se o seu tempo não for ocupado,
encontrará muito o que fazer.
B – MENTAL
Nessa idade,
o aluno é observador e curioso. Prefere mais fazer do que prestar atenção. Tem
memória sem igual. Aprende com facilidade sem entender o que memoriza. É
preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes. O que
querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre
fato e fantasia. As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas
histórias, a criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade,
compaixão. As crianças nessa idade aprendem com facilidade mas é preciso
explicação do material memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a
história na memória, mas esquecem a lição nela contida. É oportuno encher-lhe a
memória com a Palavra de Deus, tanto com versículos apropriados como com
ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais Jesus tanto se serviu
quando ensinava.
C –
SOCIAIS
A imitação
continua forte, bem como a tendência para representação. A criança nesta idade
gosta do grupo, mas do mesmo sexo. Os meninos aborrecem qualquer associação com
as meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam com elas e as
expulsam do meio. Na imitação o menino imita professores masculinos e as
meninas, trabalho de mulher. Nesta idade a criança é muito sensível. Qualquer
coisa que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá com facilidade.
Entretanto não guarda rancor.
D –
ESPIRITUAL
Confia sem
duvidar, a menos que sofra decepções. Uma criança facilmente confia em Deus.
Nessa idade ela começa a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em
descobrir as falhas dos adultos. Cuidado, pois com o exemplo. Se o professor
não estiver devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus
apertos. Deus deve ser apresentado como o Grande Amigo.
OS
JUNIORES (09 - 11 anos)
Palavra
descritiva da idade:
ENERGIA.
A – FÍSICO
Saúde e
energia em excesso. Espírito de competição e investigação. Não há fadiga. As
classes dever ser separadas. Porque o que interessa a meninas, não interessa a
meninos. Gostam do ar livre e excursões. Gostam de coisas arriscadas, como
subir em árvores, rochedos e equilibrismo. O instinto de coleção aumenta mais.
Agora é selos, moedas, figuras, revistas infantis etc. O espírito de competição
muitas vezes termina em lutas, gostam de parecerem fortes. Deus deve ser
apresentado como Deus forte e amoroso
B – MENTAL
Sede pelo começo
das dúvidas. A criança passa a investigar o porquê das coisas. A memória
continua ativa. O que for agora memorizado ficará retido e acompanhará o aluno
pelo resto da vida. A criança lê muito nesta idade. É época de por em suas mãos
a literatura ideal, porém graduado. Quase todas as crianças dessa idade acham
tolas todas as idéias dos adultos. Esta é a época para fixar hábitos e costumes
corretos como: Ler a Bíblia , localização de passagens, freqüência aos cultos,
estudos da lição da Escola Dominical, graças pelo alimento, etc.
C – SOCIAL
Interesse no
grupo, associações, organizações. O menino quer ser importante, acham que as
meninas não deviam existir. O sentimento de lealdade é muito forte. Necessitam
grandemente de tratamento simpático. O espírito de grupo deve ser orientado e
guiado em vez de sufocado ou criticado. Esta é a idade ideal para a orientação
sexual, porém deve ser ministrado pelos pais.
D –
ESPIRITUAL
Sendo crente
nessa idade a criança gosta muito de adorar a Deus. Ama a Jesus como Salvador.
Amigo e Herói. É época da plasticidade espiritual.
OS
INTERMEDIÁRIOS (12 a 14 anos)
São também
chamados adolescentes, o que de fato são. Adolescente deriva do latim “adolesco”,
crescer, desenvolver-se para a idade varonil. Nossa palavra adulto é o
particípio de adolesco=crescido.
Palavra
descritiva da idade: Transição.
A. FÍSICO
Crescimento
rápido outra vez. Mudanças profundas, físicas e mentais, isto devido a ação de
certas glândulas até então inativas, mas agora, em obediência às leis do Criador
são ativadas e respondem pelas transformações físicas e psíquicas da criança.
Há agora muito vigor e muita atividade. O coração do adolescente cresce e
palpita com mais rapidez, o que dá ao menino energia tornando-o barulhento.
Bate a porta com força, assobia e grita com força total, que a pobre mãe
cansada e nervosa pergunta porque é que o Joãozinho não pode ser mais
cavalheiro e delicado. Esses jovens furacões também dão vazão, facilmente, a
tais explosões de energia e logo ficam cansados. Meninos e meninas começam a
demorar-se diante do espelho e do perfume. As meninas crescem mais rápido, mas
param mais cedo; os meninos demoram um pouco mais e continuam crescendo. Devido
as novas forças desenvolvidas e o desassossego do físico, grande perigos rondam
esta idade.
Os
adolescentes são desajeitados; esbarram em tudo e como quebram as coisas em
casa! Isso porque mãos, pernas e pés estão em rápido crescimento, juntamente
com forças até então inativas, e o cálculo e a firmeza sofrem prejuízos. Também
costumam aprender e inventar cacoetes os mais diversos, mas sendo observados
com simpatia, os abandonam pouco depois automaticamente.(Cacoetes na idade têm
sempre origem no sistema nervoso, como pressa, preocupação, estado emocional,
etc., etc.)
Deus deve ser
apresentado aos adolescentes como nosso verdadeiro alvo.
B. MENTAL
Expansão.
Abandono das coisas de criança. Surge a razão, a mais alta das faculdades
humanas, e o rapaz está sempre a perguntar o porquê e o como das coisas
(falamos de razão no sentido de raciocínio e não noutro). É a idade das
dúvidas, inclusive as de ordem teológica. O adolescente é pesquisador e lógico.
Lê muito, se tiver formado esse hábito. Concentra-se no que faz. Surgem as
emoções. Perguntas bíblicas. Impera o reino da fantasia. Há constante sonhos
quiméricos de coisas irrealizáveis, que costumamos chamar de “castelos de
areia”. As emoções oscilam de um extremo ao outro. Hoje a mocinha está
alegre, irrequieta, sonhadora. Amanhã estará muda, triste e não gosta de mais
ninguém. O rapazinho adquire ares de teimosia, rebeldia, argumentação. Tudo
isso faz parte dessa idade. Tudo deve ser canalizado e orientado para o bem.
A oração
constante a Deus e a confiança em suas promessas segundo a sua Palavra, por
parte do pais, é fator de primeira ordem para o equilíbrio, controle e vitória,
tanto no lar como na vida do adolescente.
É ainda nessa
idade que a mente atinge o mais elevado período intelectual, na fronteira dos
15 anos.
C. SOCIAL
Desejo de companhias. Aumenta o sentimento
de grupo. Os pais enfrentam o problema de companheiros apropriados para os
filhos. Impulsos de independência. Detestam a rotina; querem variedade. Emoções
intensas. A disposição e a força devem ser dirigidas contra o mal, o erro. O
amor profundo que surge nessa época deve ter seu verdadeiro alvo em Deus e no
próximo, com o qual convivemos aqui na terra até à morte. O estudo de relações
humanas por parte dos pais é muito útil nessa fase.
O sentimento
de justiça é muito forte, o que exige cuidado dos pais quanto a aplicação de
disciplina.
D.
ESPIRITUAL
É época ideal
para serem conduzidos a Cristo. Precisam de apoio constante e orientação, isso
num ambiente apropriado de espiritualidade profunda, atividades cristãs e
programas próprios para a juventude.
OS
SECUNDÁRIOS (15 A 17 ANOS)
Palavra
descritiva da idade: Aspiração. As características físicas, mentais,
sociais e espirituais, são praticamente as mesmas da idade anterior, porém, mas
acentuadas.
A vida
sentimental continua em desenvolvimento. Muitas vezes, há romances nesse ponto,
os quais exigem tato, controle, paciência, ação, confiança e observação por
parte dos pais. Prossegue o espírito de competição.
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