REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA
UMA BOA AULA
PLANEJAMENTO
O
planejamento é de suma importância na orientação de toda a tarefa a ser
realizada. É através do planejamento que você professor, organiza o
desenvolvimento de sua ação junto à classe, partindo sempre para realizações
mais aperfeiçoadas.
Planejamento
- é um roteiro que orienta nossas atividades, afim de que alcancemos nossos
objetivos. Aliás temos um motivo para planejarmos é a nossa responsabilidade no
que diz respeito a formação espiritual dos nossos alunos com o ensino da
Palavra de Deus. Não queira correr o risco de improvisar sua aula, pois pode
ficar faltando alguma coisa importante para ser abordada, pode faltar algo que
seu aluno esteja precisando. Até agora falamos de planejamento de um modo
geral, no entanto o que nos interessa para este trabalho é o plano de aula. É
este que orienta sua tarefa em cada aula que você ministra.
Planejar
significa prever como alcançar certos objetivos.
OBJETIVOS – É uma meta que você deseja
atingir; é algo que se deseja alcançar! Em todas as nossas ações, existe sempre
uma finalidade, um objetivo a ser atingido desde os atos mais simples aos mais
complexos.
Na sua classe
o objetivo é aquilo que você deseja que seu aluno aprenda. Como estabelecer os
objetivos? Não é difícil - respondemos. Você leu a Bíblia, leu a Lição Bíblica,
então é só meditar nos pontos mais importantes para o ensinamento em classe,
principalmente aqueles considerados como doutrina bíblica que servirão para
aprofundar a fé da criança. Os objetivos é a essência, é aquilo que você quer
que fique gravado na mente da criança, é o essencial.
CONHECIMENTO
DO ASSUNTO - É ter segurança daquilo que você ensina. Para ensinarmos uma
lição é preciso conhecimento, digo conhecermos profundamente o assunto para não
sermos apanhados com insegurança, porque, assim perdemos a credibilidade da
turma. O professor precisa estudar, sempre estudar, e está seguro do assunto
que vai ministrar. Devemos ensinar o que temos convicção de que na Bíblia está
escrito realmente é assim.
MOTIVAÇÃO
- É o recurso que o professor usa para despertar o interesse do aluno por um
assunto que você pretende ministrar. É preciso cuidado com a motivação para não
exagerar em fantasias porque a criança pode se decepcionar. Mas a motivação
deve ser aplicada com estratégias de modo que agrade a criança e atenda a
expectativa dela ao introduzir o novo assunto. A motivação da aula é a
introdução do assunto, o prefácio da aula e para o bom desenvolvimento da aula
a motivação é o item principal, porque é a estratégia que o professor usa para
atrair atenção da criança.
MOTIVAR
é criar prontidão.
Exemplo de motivação:
RECURSOS
VISUAIS - para a criança é de
suma importância os recursos visuais. Recursos visuais são materiais didáticos
que o professor usa para ilustrar suas aulas e tem grande influência na
motivação da aula, tornando-a mais alegre e menos cansativa. A criança gosta de
figuras, desenhos coloridos. O colorido e a variação de cores desperta o
interesse da criança. Os recursos audiovisual também tem grande influência. Um
ponto em que precisamos seguir o exemplo do Supremo Professor é o da abundante
utilização de ilustrações.
ATIVIDADES:
As atividades na sala de aula são técnicas usadas para fazer com que o aluno
participe da aula, aplicando aquilo que aprendeu. As atividades de estudo
bíblico constituem o âmago do plano de aula. As atividades são muitas e
variadas, mas o professor pode aplicar aquelas que conhece evidentemente. As
atividades de aprendizagem devem guardar com as metas, isto é, devem está
dentro do contorno da lição que estou dando. As atividades de aprendizagem
precisam se ajustar ao tempo disponível. Ao contexto da Igreja o ensino da
Bíblia normalmente é uma luta contra o relógio então é melhor cronometrarmos o
tempo do que ficarmos sem dar o que planejamos porque isto nos impede de
alcançarmos nosso objetivo.
EXEMPLO DE
ATIVIDADES:
Exercícios
escritos, tarefas com pinturas, colagens, montagens, argüições orais, debates,
encenações etc.
Para
conseguirmos êxitos devemos variar sempre que pudermos. VARIEDADE é o
tempero da vida.
Obs: quanto
às atividades o professor não devera fazê-las fáceis porque sufoca os alunos
que gostam de descobrir, raciocinar.
AVALIAÇÃO
- Avaliação é um meio de verificar. A avaliação é um recurso educacional
essencial a professores para verificarem o nível de aprendizagem de seus
alunos. A avaliação revela o que foi feito e o que deixou de ser feito.
Avaliar é dar
oportunidade ao aluno de compartilhar o fruto do próprio esforço. Instrumentos
de avaliação: fichas, cartões, testes, concursos, competições, trabalhos etc.
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